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Construindo relacionamentos, fidelizando clientes





Muitas empresas gastam muito em mídia, estruturas, campanhas e muitas outras coisas e esquecem-se do mais importante:clientes são pessoas, mesmo que seu cliente seja uma empresa, quem decide as compras é um ser humano. Tratar as pessoas como tal é fundamental a fim de obter a preferência no ato da decisão de escolha. De nada adianta o vendedor atender o cliente quando solicitado ou mesmo visitá-lo quando tem que vender, o cliente deseja atenção, sim atenção, Todo o tempo, o tempo todo. Por experiência própria vejo isso, eu uso óculos desde os cinco anos de idade e nunca, a ótica em que compro meus óculos me ligou para desejar um feliz aniversário, perguntar se estava vivo ou nem mesmo para saber se eu já havia feito a revisão anual com o oftalmologista. O mesmo acontece com farmácia, revenda de carros, agência de viagens (eu compro mais de cem passagens aéreas por ano, isso para uso pessoal) o que me levou a optar pela compra de passagens por meio de um site, ora, se não fazem questão de minha preferência, pelo menos eu pago mais barato. Relacionar-se com o cliente, mostrar que ele é importante para a sua empresa, é o mínimo que se pode fazer a fim de que ele lembre de nós quando decidir comprar, caso contrário, você é apenas mais um na multidão. Acorde, tenho repetido inúmeras vezes as seguintes afirmações:o que você faz, ha alguém que faça melhor. O que você vende, existe alguém que venda mais barato ou em condições mais facilitadas. Sendo assim, o que faz com que alguém queira comprar de sua empresa então? VOCÊ! você é a diferença, a forma como atende, como trata seus clientes e a forma como eles lhe veem é a diferença. Não subestime o poder de um sorriso, de um aperto de mão. Ora, se é para ser tratado com indiferença, por que alguém sairia de sua casa, enfrentaria o trânsito, brigaria por uma vaga para estacionar, correria o risco de ser assaltado? 

 

As pessoas buscam seu comércio, ou solicitam a visita do vendedor de uma industria por um único motivo, para serem tratadas como pessoas especiais, para serem recebidas como alguém que estava sendo esperado com saudades, sim, saudades, pois só se sente saudades de quem se gosta, de quem é importante para nós. Todos, eu, você, todos queremos ser especiais para alguém, ou para todos de preferência. Tratar alguém como uma pessoa importante e sendo sincero neste tratamento, é o mínimo e o que há de mais barato para se fazer por nossos clientes, sendo assim, por que não se faz? por que se trata os clientes como mais um, quando não se trata como um incômodo. Há alguns dias eu estava comprando em uma loja de roupas num shopping e observei que três vendedores estavam conversando quando entrou um cliente, o que eles disseram? lá vem o chato de novo. Ora, se você acha os clientes chatos, incômodos, não os atenda, procure um trabalho que não dependa de clientes. Seja honesto com você mesmo, se não gosta de atender clientes, não os atenda, procure uma profissão que não dependa de quem compra ou de atender bem. Não acredito que haja tal atividade, todos nós dependemos de clientes e de clientes satisfeitos, que desejam comprar o que ofertamos. Não existe mágica. Clientes felizes compram e compram de quem os deixa felizes. Vendas é emoção, as pessoas reforçam sempre a busca por emoções positivas, se você consegue fazer seus clientes felizes, é de você que eles lembrarão na hora de comprar. Faça com que seus clientes gostem de você porque você os faz se sentirem importantes e felizes e eles voltarão sempre, este é o grande segredo da fidelidade.

 






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