Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Estou sendo roubado? Por que minha empresa não cresce?





Ao longo de minha carreira como consultor, e lá se vão 30 anos, muitas vezes tive a pergunta acima sendo dirigida a mim.A resposta que tenho dado sempre é: você tem controle sobre sua empresa e suas contas?. Vejo com muita frequência empresários que não tem a mínima ideia de para onde seu dinheiro caminha ou corre, dependendo do caso e é claro que sem este controle fica muito, muito difícil, quase impossível saber se a empresa não está faturando o que devia ou se está faturando e o dinheiro está sendo desviado. Ministrarei na próxima semana um treinamento na cidade de Mafra, SC, com o tema "FLUXO DE CAIXA". 

Esta ferramenta é essencial para a visualização do passado, presente e futuro da empresa, pois a partir de um fluxo de caixa bem elaborado podemos ver a movimentação financeira e com isso ter um retrato fiel da realidade da movimentação financeira, decidindo desta forma os rumos a serem tomados. Este treinamento está disponível para ser levado à sua cidade, é só entrar em contato e solicitar informações. Elaborei uma planilha de fluxo de caixa que segundo um aluno ficou "furiosa", demonstrando as movimentações diárias, com consolidação mensal e análise das projeções e realizações financeiras. Desta maneira o empresário pode analisar se sua visão financeira está adequada a realidade e o que vem de fato acontecendo com seu dinheiro. Surpreende-me como profissionais podem pretender supor o que acontecerá no futuro, sem dados objetivos e concretos dos seus ativos e passivos. 

O que tenho proposto é mais o que controle, é coragem, coragem para administrar baseando-se em realidades, não é possível pretender que em determinada data se tenha saldo para quitar determinado compromisso, sem que haja previsão clara de entrada de recursos, é muito desgastante ter de adivinhar o futuro, não existe "bola de cristal" capaz de adivinhar o que acontecerá, é claro que devemos ser otimistas mas, acima de tudo, devemos ser realistas e administrar com base sólida de informações. Outro fator que advém da boa administração do fluxo de caixa é a possibilidade de decidirmos possibilidades de contratação de pessoal, gestão da equipe, investimentos, enfim, saber realmente se teremos recursos disponíveis ao que pretendemos. Não é a toa que o timoneiro é normalmente o capitão do barco ou uma pessoa de sua extrema confiança, pois muitas vezes uma simples correção de curso faz com que uma empresa cresça ou afunde de vez. 

Em um mundo de transformações rápidas, como vivemos, ter o controle das informações, especialmente financeiras, é decisivo para a sobrevivência, não podemos viver adivinhando! temos de saber claramente se pela frente teremos calmaria e é hora de investir ou se teremos tempestades e precisaremos buscar soluções. Claro que se temos informações disponíveis é muito mais tranquilo escolher nosso rumo. Conheci ao longo destes 30 anos muitas pessoas boas, honestas engajadas que perderam tudo por não saber por onde ir ou simplesmente confiar de mais nas informações advindas de outros e tardiamente descobrir que eram informações manipuladas e sim, estavam sendo roubadas. Muitas vezes o empresário acaba roubando dele mesmo, sim, por desviar recursos de sua empresa para investimentos particulares de forma desavisada e pensando que havia caixa sobrando e ignorando compromissos futuros, lançava mão de recursos que mais tarde faltariam à sobrevivência da empresa.

Decidir com consciência não é difícil, basta para isso ter informações. Um bom plano de negócios e um bom fluxo de caixa, levam a uma postura de controle e controle é sinônimo de tranquilidade, faz-se necessário a todo empresário a serenidade para decidir e elaborar planos de desenvolvimento audaciosos, mas muitas vezes sua cabeça está tão repleta de preocupações que pensar torna-se impossível e é necessário. Saber se está sendo roubado e para onde vai seu dinheiro é a primeira das necessidades, muito mais do que vender, comprar ou produzir pois, sem a tranquilidade de saber se poderá saldar seus compromissos, como irá investir, seja lá no que for.

 






Digite sua busca:



Conheçam seus clientes!
Marca, a característica da diferenciação
Quem não se comunica…
Engana Que a Gente Paga
O Conhecimento a Velha Nova Variável Impulsionadora do Crescimento Econômico das Nações
Educação, Genialidade e Inovação
Faça escolhas mais simples e baratas para ter dinheiro para curtir a vida
Competência para Gestão de Crises
Atenção Líder! Incentive a Iniciativa da Sua Equipe de Trabalho
Fofoca no trabalho. É melhor cortar o mal pela raiz

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites