Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE MUDANÇA NAS FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS


Manoel Knopfholz
Oriundo e nascido em Empresa Familiar, Manoel Knopfholz acumulou vasta experiência nesta área. Advogado e Professor Universitário há mais de 39 anos, é especialista em Empresas Familiares onde tem exercido funções executivas e diretivas, além de integrar o Conselho de Governança em muitas delas. Em Curitiba, foi o fundador do IBMEC, integrante do Conselho de Administração da URBS, Diretor da FAE Business School, atualmente é Diretor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais e Coordenador do Comitê de Assuntos Internacionais da Universidade Positivo, além de Diretor e Sócio da BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa. Por entender a relevância social, familiar e econômica das Empresas Familiares adotou a causa da migração das Empresas Familiares para Famílias Empresárias no sentido de repassar a sua vivência, estudos e conhecimento para a preservação e perpetuidade das mesmas por gerações e manutenção dos legados dos seus fundadores



Uma das mais notáveis características de um líder é o seu visionarismo. Ele é acima de tudo, realista. Mesmo assim, ousado e destemido. Por fim, humilde, e por consequência, sábio.

É comum em um núcleo de uma Empresa Familiar a percepção – senão de todos , de pelo menos de alguns de seus integrantes – de que o modelo de gestão da Empresa, Patrimônio e Relações de Parentesco sofre desgaste contínuo e é um problema anunciado. E na grande maioria dos casos parece mais fácil jogar a sujeira debaixo do tapete, dourar a pílula e fazer de conta que está tudo sob controle e de que nada acontecerá ou está acontecendo.

No entanto, também não é incomum que alguém deste Núcleo Familiar esteja incomodado e vislumbre a turbulência que pode estar próxima.

Pois bem:

Este alguém é o que chamamos do “Agente de Mudança”, ou seja, aquele integrante que “chama para si” a responsabilidade da transformação da Empresa Familiar para Família Empresária.

Evidentemente, não é uma tarefa fácil. Afinal, a sua provocação – e iniciativa – impactará em muitas zonas de conforto, emoções represadas e verdades afloradas.

Dele deve ser a iniciativa em sensibilizar os demais, incutindo-lhes de que a solução antecipada é possível e imprescindível e que nenhum de seus integrantes sofrerá a perda do pertencimento no novo modelo.

É dele também a atitude em buscar soluções técnicas no sentido de fazer valer o entendimento de que Família, Patrimônio e Empresa são ativos de igual relevância para o Núcleo Familiar e agir no sentido de provocar fatos visando a perenidade das Relações de Parentesco, da Manutenção do Patrimônio e da Continuidade da Empresa.

A História da Humanidade registra um sem número de visionários e lideres que foram agentes de mudanças.

No entanto, um em especial é emblemático: o líder Moisés, que saiu de sua zona de conforto, depurou a conduta de seus liderados, e sabiamente iluminado, ordenou o caos.

É sabido que esta árdua tarefa levou quarenta anos, mas acabou sendo bem sucedida.

Atualmente, quarenta anos poderão ser quarenta minutos, quarenta dias… o tempo que se fizer necessário para cada Recentes registros de Famílias Empresárias atestam que este agente pode ser o Fundador da Empresa, um Sucessor, um Herdeiro ou até mesmo um elemento estranho sensibilizador e de confiança dos integrantes do Núcleo Familiar como o condutor deste processo.

Assim, soluções técnicas – que são a ponta do iceberg, como as tábuas da lei de Moisés – são precedidas de muita atitude, sensibilização, condução, negociação, convicção, horizonte claro e acima de tudo, liderança.

Que o digam Miguel Krigsner do Boticário, Giovani Agmelli da Fiat, Luiz Pagliato da Minercal, entre tantos outros que percorreram um longo caminho até chegarem às Políticas de Sucessão e Governança claras e definidas para suas Famílias, Patrimônio e Empresas.

Com certeza valeu a pena.caso.






Digite sua busca:



FAMÍLIA, PATRIMÔNIO E EMPRESA – OS TRÊS ATIVOS DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA
Negócios DE Família x Negócios DA Família
Uma Família – Diferentes Papéis
Por que tornar-se uma Família Empresária?
Os 5 D’s da Família Empresária
Opções para preservação da Família Empresária
Criação de Conselho das Novas Gerações
A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE MUDANÇA NAS FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS
Reflexões quanto ao futuro das Famílias Empresárias no Mundo
O Protocolo Familiar

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites