Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Opções para preservação da Família Empresária


Manoel Knopfholz
Oriundo e nascido em Empresa Familiar, Manoel Knopfholz acumulou vasta experiência nesta área. Advogado e Professor Universitário há mais de 39 anos, é especialista em Empresas Familiares onde tem exercido funções executivas e diretivas, além de integrar o Conselho de Governança em muitas delas. Em Curitiba, foi o fundador do IBMEC, integrante do Conselho de Administração da URBS, Diretor da FAE Business School, atualmente é Diretor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais e Coordenador do Comitê de Assuntos Internacionais da Universidade Positivo, além de Diretor e Sócio da BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa. Por entender a relevância social, familiar e econômica das Empresas Familiares adotou a causa da migração das Empresas Familiares para Famílias Empresárias no sentido de repassar a sua vivência, estudos e conhecimento para a preservação e perpetuidade das mesmas por gerações e manutenção dos legados dos seus fundadores



São inúmeras as soluções técnicas para a perpetuidade da Família Empresária – Holdings, Planejamento Empresarial, Acordo de Acionistas, Family Offices, Conselho de Família, Código de Ética, Mecanismos de Governança etc.

No entanto, tais medidas devem ser entendidas como a ponta do iceberg de um processo mais profundo. De certa forma, elas passam a ser as concretizações das reais intenções da Família Empresária no sentido de representarem valores maiores do que tão somente os patrimoniais, empresariais ou materiais.

Devem, sim, honrar o legado do fundador, os valores morais e éticos da família, a união, a fraternidade e o respeito entre os integrantes.

Devem contemplar a inserção das novas gerações de forma edificante, contemplando o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo que nem sempre dentro da empresa.

Por que não se estabelecer um conselho das novas gerações dando-lhes espaço em fóruns opinativos?

Por que não prepará-los na sua formação com programas de coaching, por exemplo?

Por que não se prever planos de aposentadoria para que se respeite a dignidade do fundador?

Os mecanismos técnicos devem também trazer consigo regras em relação às atitudes profissionais dos parentes que exercem cargos nas empresas familiares, no sentido de se evitar o nocivo e corrosivo nepotismo.

Além disso, os Princípios e Boas Práticas de Governança, Conselhos de Gestão, de Administração e tantas outras ferramentas só terão verdadeiro efeito quando traduzirem a essência das intenções dos membros da família. Estas são extraídas de profundas reflexões e debates cujas resoluções são proclamadas num Plano da Família e consagrada no documento denominado Protocolo Familiar – de natureza moral – que é a alma do acordo do qual todas as soluções técnicas são meras roupagens.






Digite sua busca:



FAMÍLIA, PATRIMÔNIO E EMPRESA – OS TRÊS ATIVOS DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA
Negócios DE Família x Negócios DA Família
Uma Família – Diferentes Papéis
Por que tornar-se uma Família Empresária?
Os 5 D’s da Família Empresária
Opções para preservação da Família Empresária
Criação de Conselho das Novas Gerações
A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE MUDANÇA NAS FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS
Reflexões quanto ao futuro das Famílias Empresárias no Mundo
O Protocolo Familiar

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites