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LIDERANÇA SOCIALMENTE COMPETENTE


Jorgete Leite Lemos
• Há vinte e cinco anos dirige o seu próprio negócio de Consultoria, uma das pioneiras na atuação na área de Gestão do Social nas organizações empresariais, Benefícios, Responsabilidade Social Corporativa, e Realinhamento desses processos à estratégias da organização , a “ Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços ”. • Pesquisadora produz e dissemina conhecimento. Conferencista e Consultora Organizacional em âmbito nacional. • Ação na área de Recursos Humanos em nível corporativo na gestão das áreas de Serviço Social e Benefícios, nas empresas Souza Cruz (Região Sudeste: RJ/MG/ES/DF) e COPERSUCAR/Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café (em âmbito nacional). • Pioneira no país na difusão de conceitos tais como "Gestão do Social nas organizações empresariais" , do Assistente Social como Administrador de Recursos Humanos e Sociais e Consultor Interno, conforme registros no Escritório de Direitos Autorais EDA do MEC. • Inovou e teve "moção" de reconhecimento pelo Ministério do Trabalho - RJ, por seu trabalho sobre Mapeamento e Monitoramento de Riscos Sociais. • Articulista tem mais de uma centena de artigos publicados em revistas e jornais especializados em negócios e gestão de pessoas no país, compilados pela publicação “Ações Precursoras à Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável”, ABRH Nacional –2008, e em revistas de edição eletrônica. • Autora do livro: Assistente Social - administrador de recursos humanos e sociais, publicado pelo CBCISS Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais RJ. • Coautora dos livros: Serviço Social Ideias e Tendências em Empresas e Saúde, CBCISS Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes, Capítulo Cidadania Empresarial Alavancando a Responsabilidade Social Corporativa, Editora Gente SP, 2002. Manual T&D, Capítulo Treinamento para Voluntariado, Editora Pearson SP, 2006. Manual T&D, Capítulo Gestão da Diversidade, Editora Pearson SP, 2013. • Docente de cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e MBA, na Integração Escola de Negócios e Instituto Business Group.



Este tema, mais do que oportuno é vital na composição do perfil da liderança. Por quê?

Competência social é a capacidade de se relacionar bem com os diversos stakeholders e com as pessoas componentes dos diversos subsistemas da organização empresarial, em todos os níveis. 

A competência social requer : Empatia e Aptidão Social, que deveriam ser requisitos para a contratação de líderes.

Empatia é caracterizada por:

1.Compreender os outros: Pressentir os sentimentos e perspectivas dos outros e assumir um interesse ativo por suas preocupações.

2.Orientação para o serviço: Antever, reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes e fornecedores internos e externos

3.Desenvolver os outros: Pressentir as necessidades de desenvolvimento da equipe e melhorar sua habilitação.

4.Promoção da diversidade: Cultivar oportunidades através de diferentes tipos de pessoas.

5.Percepção política: Ler as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo

Aptidão Social é:

1.Influência: Capacidade de implementar  táticas eficazes de persuasão. 

2.Comunicação: Emitir mensagens claras e convincentes.

3.Liderança: Inspirar e guiar grupos e pessoas.

4.Catalisador de mudanças: Iniciar ou administrar as mudanças.

5.Gerenciamento de conflitos: Negociar e solucionar desacordos. 

6.Formação de vínculos: Estimular os relacionamentos produtivos. 

7.Colaboração e cooperação: Trabalhar com outros, rumo a metas compartilhadas.

8.Capacidade de equipe: Criar uma sinergia de grupo buscando atingir metas coletivas.

Temos resultados em atividades esportivas que são referências dessa Competência, e por que então não conseguiremos o mesmo nas empresas? 

Escutamos neste mês de novembro, por diversas vezes, o técnico de um time de futebol ensinar o caminho das pedras para alcançar a sinergia que o seu time apresentou. Ressaltou que o resultado obtido no campo, durante a atividade esportiva nada mais era do que conseqüência do clima obtido fora do campo. Nas empresas, temos a comprovação dessa tática quando em atividades extras trabalho conseguimos adesão satisfatória, desenvolvimento organizado, sem conflitos e ao final, todos saem com a sensação da relação ganho-ganha. 

Ingredientes tais como humildade, simplicidade da liderança também são fundamentais.  

E, mais uma vez,o lúdico ensina às atividades mais sisudas, que felicidade é o pano de fundo que une pessoas em torno de um propósito. Felicidade é entre outras coisas, estar motivado. Se felicidade e motivação são fugazes, aproveitemos ao máximo as suas passagens por nós.

 






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