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Tendências para explorar


Luciano Reis
Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração de Negócios, MBA em Gestão Empresarial na FGV-SP e MBA Executivo Internacional em Finanças, Estratégias de Investimentos e Políticas Públicas - The Harris School of Business - University of Chicago (EUA). Com mais de 24 anos de experiência nas áreas Financeira, Contabilidade, Auditoria, é palestrante em conferências e congressos sobre assuntos relacionados à função. Realizou eventos para o IDETI, IBC ADPO, IBEF Rio, PwC entre outros. Concedeu entrevistas e escreveu artigos para revistas especializadas: Seguros & Riscos e Construção Mercado. Publicações na Internet: site Catho tema “ O papel da auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes”. Liderança de equipes de trabalho no Brasil e exterior (Argentina, Chile, Venezuela, EUA e Portugal, Alemanha). Executivo CFO na área de Finanças e Contabilidade de um renomado grupo multinacional alemão. Sócio fundador da empresa Debate de Ideias,um centro de debates e disseminação do conhecimento empresarial e discussão da cultura corporativa nas empresas, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, que oferece treinamento e acesso a temas atuais e vivenciados no dia a dia das organizações, a fim de serem discutidos e debatidos de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel aos princípios da empresa. O Debate de Ideias surgiu da necessidade de preencher a lacuna entre o que é apreendido sobre culturas corporativas e demais aspectos empresarias nas universidades e os cursos de MBA e o que é vivenciado efetivamente nas organizações.



1 B2B SUSTENTÁVEL

As grandes companhias estão começando a reduzir o impacto de seus processos produtivos no ambiente — e esta é uma oportunidade para pequenas e médias desenvolverem tecnologias e serviços para ajudá-las nessa tarefa, aponta o Sebrae-SP. É um mercado que deve movimentar US$ 10 trilhões no mundo em 2020, de acordo com a consultoria americana Tech Cast. Algumas possibilidades de atuação estão no planejamento de ações para neutralizar a emissão de gases de efeito nocivo, a oferta de fontes alternativas de energia e o desenvolvimento de materiais menos poluentes.

 

2 LOGÍSTICA REVERSA

Alguns setores da indústria (pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos) terão de se responsabilizar pelo descarte final de seus produtos. A partir de 2014, os fabricantes vão gerenciar a retirada dos itens que o consumidor descartar e dar a esses produtos o destino correto, em parceria com governos e com o varejo. É aí que entram transportadoras e empresas de reciclagem e de destruição certificada. Segundo o Conselho de Logística Reversa do Brasil, o setor movimenta R$ 18 bilhões anuais e deve crescer até 2015, data limite para os fabricantes se enquadrarem.

 

COLABORAÇÃO

3 CLIENTE FALANTE

As redes sociais deram ao consumidor um potente canal de comunicação com as empresas — geralmente usado para reclamar. Muitas já reforçaram seu SAC 2.0 no Facebook e no Twitter, mas é possível fazer mais: em vez de esperar o cliente falar, convidá-lo a testar um produto antes do lançamento. Essa é a premissa do sampling: apresentar o produto ao público-alvo, para colher opiniões. A agência Tryoop!, de Campinas (SP), já ouviu 15 mil usuários para avaliar produtos de 15 clientes. “Eles fazem críticas que ajudam a melhorar os produtos. A maioria dos comentários é positiva”, diz a sócia Milena Escabeche.

 

4 SOCIAL COMMERCE

Transformar as redes sociais na versão digital da divulgação boca a boca é a principal tendência do comércio eletrônico em 2012, já vislumbrada em 2011. As empresas começam a abrir lojas no Facebook para que seus seguidores compartilhem com os conhecidos o que está na vitrine. Mas, para estimular as vendas por meio da recomendação social, é preciso engajar o público. O Magazine Luiza, por exemplo, permite que alguns seguidores no Facebook e no Orkut montem uma vitrine com os seus produtos e façam sugestões de compras a seus amigos, em troca de uma comissão de até 4,5% do valor vendido.






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