Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Educação, Genialidade e Inovação


Dr. Ozires Silva



EM 1876, NIKOLAS AUGUST OTTO, ALEMÃO DE NASCIMENTO, CONSEGUIU FAZER FUNCIONAR E DEMONSTRAR PELA PRIMEIRA VEZ A IDÉIA DE USAR CICLOS DE COMBUSTÃO INTERNA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA. USANDO UMA MISTURA BEM DOSADA DE COMBUSTÍVEL E AR, PRODUZINDO EXPLOSÕES EM CÂMARAS FECHADAS, CONSEGUIU PROVOCAR DESLOCAMENTOS QUE, ACOPLADOS A UM EIXO MANIVELA, PRODUZIU POTÊNCIA. ESTAVA INVENTADO UM DISPOSITIVO QUE REVOLUCIONOU A PROPULSÃO MECÂNICA EM PRATICAMENTE TODOS OS VEÍCULOS DE HOJE, O MOTOR A EXPLOSÃO.

NO FINAL DOS ANOS 90, ALBERTO SANTOS DUMONT, NOSSO CONTERRÂNEO BRASILEIRO, VIU ESSE MOTOR NUMA EXPOSIÇÃO EM PARIS E IMAGINOU QUE AQUELA PEQUENA MÁQUINA, RELATIVAMENTE LEVE, PODERIA SER INSTALADA EM BALÕES. IMAGINOU QUE UMA HÉLICE INSTALADA NO EIXO PODERIA PROPELIR NO AR UMA MÁQUINA AÉREA. EM 19 DE OUTUBRO DE 1901, PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDO, CAMINHANDO POR ESSA IDÉIA, PÔDE GANHAR O PRÊMIO DEUTSCH EM PARIS, DECOLANDO COM SEU DIRIGÍVEL VI, DE SAINT CLOUD, CIRCULANDO A TORRE EIFFEL E RETORNANDO AO PONTO DE PARTIDA NUM TEMPO INFERIOR A 30 MINUTOS. ESTAVA INVENTADA A DIRIGIBILIDADE AÉREA.

ALBERT SABIN, RUSSO DE NASCIMENTO E VIVENDO NOS ESTADOS UNIDOS, EM 1955 E TRABALHANDO COM JONAS SALK, DESCOBRIU QUE USANDO VÍRUS INATIVADOS OU MORTOS PODERIA PRODUZIR UMA VACINA CAPAZ DE PREVENIR OU AMENIZAR A POLIOMIELITE, QUE AMEAÇAVA SE TRANSFORMAR NUMA PESTE MUNDIAL. CINCO ANOS MAIS DE TRABALHO, SABIN CRIOU SUA VACINA, USANDO VÍRUS VIVOS ATENUADOS, PRATICAMENTE ELIMINANDO A AMEAÇA DA DOENÇA.

NO FINAL DOS ANOS 30, OS INGLESES TINHAM DESCOBERTO A UTILIDADE DO RADAR. USARAM O PRINCÍPIO FÍSICO DO ECO QUE, EXTRAPOLADO DO SOM, PÔDE ENCONTRAR USO NO REFLEXO DAS ONDAS MAGNÉTICAS EMITIDAS NO ESPAÇO. TODAVIA, PARA FAZER A ALMA DO EQUIPAMENTO, O MAGNETRON, EM ESCALA INDUSTRIAL TIVERAM AJUDA DE PERCY LEBARON SPENCER, AMERICANO E PROJETISTA DE VÁLVULAS DE RÁDIO, DA RAYTHEON DOS ESTADOS UNIDOS. TERMINADA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, SPENCER, OBSERVOU ACIDENTALMENTE QUE UMA BARRA DE CHOCOLATE SUBMETIDA AOS RAIOS ELETRO-MAGNÉTICOS DERRETIA RAPIDAMENTE. MOVIDO POR UM IMPULSO PENSOU QUE ALGO ESTARIA GERANDO CALOR. LOGO EM SEGUIDA DESCOBRIU QUE A FREQÜÊNCIA DE EMISSÃO DO MAGNETRON ENTRAVA EM RESSONÂNCIA COM A MOLÉCULA DA ÁGUA. MAIS OU MENOS COMO UMA CRIANÇA NUM BALANÇO, CUJA AMPLITUDE DO DESLOCAMENTO PODE SER AUMENTADA A CADA EMPURRÃO. ESTAVA SENDO INVENTADO O FORNO DE MICRO-ONDAS, HOJE UMA UTILIDADE QUE SE ENCONTRA EM TODAS AS COZINHAS DO MUNDO.

EM MEADOS DOS ANOS 60, UM GRUPO DE ENGENHEIROS DO INSTITUTO TECNOLÓGICO, DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E NO CTA, IMAGINOU QUE AVIÕES MENORES E MAIS ROBUSTOS PODERIAM OCUPAR O ESPAÇO DEIXADO PARA TRÁS PELAS NOVAS AERONAVES, CADA VEZ MAIORES. CRIARAM UM AVIÃO, O BANDEIRANTE, QUE SE TORNOU UMA PROVA DO CONCEITO. HOJE A INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA, COM BASE DE CONCEPÇÃO E TECNOLOGIAS LOCAIS, EXPORTA PARA TODO O MUNDO, TORNANDO O BRASIL UM DOS IMPORTANTES PAÍSES QUE FABRICAM AVIÕES COMERCIAIS.

NO COMEÇO DOS ANOS 90, JOAQUIM COUTINHO NETO E FÁTIMA MRUE, BRASILEIROS DE S. PAULO E DE GOIÁS, BUSCAVAM SELECIONAR UM TIPO DE MATÉRIA-PRIMA PARA FAZER PRÓTESES ARTIFICIAIS QUE PUDESSEM SUBSTITUIR ESÔFAGOS HUMANOS NATURAIS, REMOVENDO AMEAÇAS E DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO. TENTARAM O LÁTEX, SEIVA DAS SERINGUEIRAS, QUANDO POR ACIDENTE, DESCOBRIRAM QUE ERA POSSÍVEL INTENSIFICAR A VASCULARIZAÇÃO SANGUÍNEA NAS ÁREAS AONDE O PRODUTO ERA APLICADO, ABRINDO ESPAÇO PARA AS REGENERAÇÕES CELULARES OU TECIDUAIS. ANOS DE TRABALHO PERMITIRAM A IDENTIFICAÇÃO DO PRINCÍPIO ATIVO, EXTRAÍDO DO LÁTEX, RESPONSÁVEL POR ESSA AÇÃO FISIOLÓGICA. OS ESTUDOS E PESQUISAS AINDA PROSSEGUEM, CONTUDO OS HORIZONTES CRIADOS POR ESSA DESCOBERTA MOSTRAM UM FUTURO REALMENTE IMPRESSIONANTE PARA A MELHORIA DA SAÚDE HUMANA.

VALEM PERGUNTAS! O QUE MOVE ESTES HOMENS, MULHERES – SIMPLES PESSOAS, PESQUISADORES E INVENTORES - QUE, ESTIMULADOS PELA BUSCA DO DESCONHECIDO, TORNEM-SE CAPAZES DE CRIAR, PRODUZIR NOVOS CONHECIMENTOS E CHEGAR A DESCOBERTAS QUE MUDAM NOSSAS VIDAS?

ESTAMOS EM PLENO SÉCULO DO CONHECIMENTO. NOVIDADES E INOVAÇÕES ALTERNATIVAS “APARECEM” EM TODOS OS MOMENTOS. ELAS SÃO CRIADAS POR PESSOAS INQUIETAS, CAPAZES E OBSERVADORAS, GERANDO RESULTADOS IMENSOS E CAPAZES DE INFLUENCIAR TODA UMA REGIÃO, PAÍS OU MESMO O MUNDO.

O IMPORTANTE É QUE ESSAS PESSOAS PRECISAM EXISTIR E TER SUCESSO NOS SEUS TRABALHOS. PARA QUE ELAS EXISTAM E SE PROJETEM PARECE QUE, PELO MENOS, DOIS REQUISITOS BÁSICOS SEJAM NECESSÁRIOS: UMA SÓLIDA E COMPETENTE BASE EDUCACIONAL ALÉM DE AMBIENTES ECONÔMICOS FAVORÁVEIS, CONSTITUÍDOS DE CENTROS DE PESQUISAS E DE CONHECIMENTO, DESENVOLVIDOS E EQUIPADOS, CRIANDO POSSIBILIDADES PARA QUE OS PRODUTOS DE LABORATÓRIO POSSAM CHEGAR AO CONSUMO DA POPULAÇÃO MUNDIAL.

HOJE, QUANDO SE IDENTIFICA OS SURTOS DE DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES E DE PAÍSES, VEMOS QUE O DENOMINADOR É SEMPRE O MESMO. SOCIEDADES ABERTAS, LIVRES PARA PENSAR E PARA CONSTRUIR, APOIADAS POR MECANISMOS QUE POSSAM GERAR RECURSOS FINANCEIROS E CAPITAIS DE RISCO, BUSCANDO PERSCRUTAR O FUTURO. E, COM BASE EM CONHECIMENTOS CRESCENTES, ABRIR PERSPECTIVAS PARA A MELHORIA DA VIDA DE IMENSOS CONTINGENTES HUMANOS, INFELIZMENTE AINDA EM GRANDE QUANTIDADE, VIVENDO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA.

 






Digite sua busca:



O Conhecimento a Velha Nova Variável Impulsionadora do Crescimento Econômico das Nações
Educação, Genialidade e Inovação

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites