Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Uma Família – Diferentes Papéis


Manoel Knopfholz
Oriundo e nascido em Empresa Familiar, Manoel Knopfholz acumulou vasta experiência nesta área. Advogado e Professor Universitário há mais de 39 anos, é especialista em Empresas Familiares onde tem exercido funções executivas e diretivas, além de integrar o Conselho de Governança em muitas delas. Em Curitiba, foi o fundador do IBMEC, integrante do Conselho de Administração da URBS, Diretor da FAE Business School, atualmente é Diretor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais e Coordenador do Comitê de Assuntos Internacionais da Universidade Positivo, além de Diretor e Sócio da BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa. Por entender a relevância social, familiar e econômica das Empresas Familiares adotou a causa da migração das Empresas Familiares para Famílias Empresárias no sentido de repassar a sua vivência, estudos e conhecimento para a preservação e perpetuidade das mesmas por gerações e manutenção dos legados dos seus fundadores



O Cenário

Uma reunião de uma empresa cuja pauta contempla a discussão dos novos rumos da mesma para o próximo ano e também se delibere sobre a destinação dos lucros e dividendos do exercício do ano findo.

Os Atores

No encontro estão presentes:

• Irmãos que são apenas sócios da empresa e nela não trabalham;

• Irmãos que são sócios e diretores da empresa da família;

• Irmãos que são sócios e empregados da empresa.

Caso não haja o entendimento de que os irmãos são sim diferentes, com expectativas, atribuições e ”papéis” distintos, é inevitável que desta assembleia surjam problemas. Estes desconfortos, insatisfações, frustrações e conflitos são evitados quando cada um sabe dos seus direitos e deveres naquele núcleo.

Deve ser muito bem esclarecido quem é herdeiro e quem é sucessor, quem é sócio não participante da gestão, quem é sócio e gestor e quem é sócio e familiar com vínculo empregatício.

Com papéis bem definidos os familiares poderão deliberar quanto ao plano de expansão da empresa, suas metas, sua diversificação e outros temas pertinentes. O capital da sociedade pertence a TODOS, e com a devida harmonia eles preservarão suas quotas ou ações, estejam os irmãos ou não na direção estratégica, operacional ou de gestão da mesma 

Explicando os Papéis

As figuras de sócio e sócio gestor são facilmente diferenciadas: um trabalha na empresa, outro não.

Um tem direito a pro labore (remuneração pelo seu trabalho ) e aos eventuais dividendos. Já o sócio não participante recebe somente os dividendos. É então importante que aquele somente sócio respeite o direito daquele que efetivamente trabalha na empresa. Importante destacar que tal fato não o exime de saber interpretar um balanço e discernir o que poderá ser conveniente ou não para os negócios empresariais. Assim ele poderá externar suas opiniões de forma consistente e ser respeitado por aquele que efetivamente exerce a direção da empresa.

Ambos são legítimos herdeiros, mas apenas um deles é o sucessor na condução dos negócios.

Os dois são relevantes e pertencentes ao mesmo núcleo, e, embora com posições diferentes entre si, possuem direitos e deveres individuais que devem ser honrados e respeitados.

Pode também existir um terceiro irmão que é sócio e também empregado nas adequadas forma da legislação trabalhista. Portanto, ele terá direito aos dividendos, mas não recebe pro labore de diretor, apenas salário de empregado. Seus direitos e deveres também diferem dos demais.

A Solução

A verdadeira Família Empresária sabe definir papéis. Seus participantes deixam de lado o ego, orgulho e diferenças pessoais em nome de um bem maior: a prosperidade da empresa e da família como um todo. Seus rumos são definidos por todos, com dividendos equalitários e remunerações definidas em função dos respectivos papéis na estrutura familiar e negocial.

 






Digite sua busca:



FAMÍLIA, PATRIMÔNIO E EMPRESA – OS TRÊS ATIVOS DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA
Negócios DE Família x Negócios DA Família
Uma Família – Diferentes Papéis
Por que tornar-se uma Família Empresária?
Os 5 D’s da Família Empresária
Opções para preservação da Família Empresária
Criação de Conselho das Novas Gerações
A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE MUDANÇA NAS FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS
Reflexões quanto ao futuro das Famílias Empresárias no Mundo
O Protocolo Familiar

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites