Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Debate de Ideias – Treinamento de Gestão Financeira


Luciano Reis
Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração de Negócios, MBA em Gestão Empresarial na FGV-SP e MBA Executivo Internacional em Finanças, Estratégias de Investimentos e Políticas Públicas - The Harris School of Business - University of Chicago (EUA). Com mais de 24 anos de experiência nas áreas Financeira, Contabilidade, Auditoria, é palestrante em conferências e congressos sobre assuntos relacionados à função. Realizou eventos para o IDETI, IBC ADPO, IBEF Rio, PwC entre outros. Concedeu entrevistas e escreveu artigos para revistas especializadas: Seguros & Riscos e Construção Mercado. Publicações na Internet: site Catho tema “ O papel da auditoria interna na prevenção e detecção de fraudes”. Liderança de equipes de trabalho no Brasil e exterior (Argentina, Chile, Venezuela, EUA e Portugal, Alemanha). Executivo CFO na área de Finanças e Contabilidade de um renomado grupo multinacional alemão. Sócio fundador da empresa Debate de Ideias,um centro de debates e disseminação do conhecimento empresarial e discussão da cultura corporativa nas empresas, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, que oferece treinamento e acesso a temas atuais e vivenciados no dia a dia das organizações, a fim de serem discutidos e debatidos de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel aos princípios da empresa. O Debate de Ideias surgiu da necessidade de preencher a lacuna entre o que é apreendido sobre culturas corporativas e demais aspectos empresarias nas universidades e os cursos de MBA e o que é vivenciado efetivamente nas organizações.



Uma das maiores preocupações de uma empresa iniciante é, claro, com o dinheiro. Afinal, o empreendedor investiu nela as economias e quer que os recursos sejam bem usados para que o negócio prospere.

No começo, nem todo mundo tem familiaridade com finanças. Muitas vezes surgem imprevistos, os gastos saem do controle e o empresário tem de buscar financiamentos de emergência no banco – e pagar juros muito altos por eles.

Algumas iniciativas muito simples podem evitar que a bagunça nas finanças ameace a empresa, segundo Luciano Reis do Debate de Ideias

Antes de começar, o empresário deve resistir ao hábito de misturar a conta bancária da empresa e a pessoal. “Usar uma para cobrir a outra vai dificultar a tarefa de organizar tanto o fluxo de caixa como o planejamento financeiro do ano”

1. Faça um plano de contas

O primeiro passo é lançar cada gasto da empresa em um plano de contas específico. Crie um plano para cada área da empresa, como operacional, marketing, folha de pagamento, papelaria e limpeza.

Com isso, será possível organizar o orçamento necessário a cada uma dessas atividades a cada mês e ao longo do ano.

Depois, todas essas despesas devem ser separadas em duas categorias: as fixas (lineares ao longo do ano) e as variáveis.

Assim, quando o empresário precisar investir ou economizar, saberá onde é possível cortar custos sem prejudicar a operação de seu negócio.

2. Crie indicadores de desempenho

A tática para acompanhar o desempenho da empresa é criar mais uma ferramenta de gestão, os indicadores de desempenho. Eles são divididos em duas áreas: estratégica e operacional.

Para medir o desempenho operacional, o empresário deve listar todas as atividades do dia a dia, como vendas e taxa de conversão. Esses dados devem ser checados todos os dias.

Já os indicadores estratégicos acompanham as atividades mais amplas, como vendas totais, a rotatividade da empresa, o giro do estoque e o nível de endividamento. São geralmente analisados uma vez por mês, para medir a saúde do negócio.

É importante cruzar esses números. Se o indicador operacional mostrar que fluxo de caixa não foi bem em uma ou duas semanas, o empresário pode olhar o estratégico para saber se esse desempenho é preocupante e em que medida afeta a empresa.

Quando um deles mostrar um problema, o plano de contas ajudará a solucioná-lo. “Se o nível de endividamento estiver crescendo, será necessário olhar o plano de contas para saber que despesas podem ser cortadas”, afirma Bromfman.

3. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa reflete as contas diárias de uma empresa. Não raro, ele fica no vermelho. “Isso é natural. Não significa que o negócio vai mal, apenas que os prazos de recebimentos e pagamentos não estão alinhados”, explica a consultora.

Para não se desesperar, o empresário precisa organizar todos os recebimentos futuros – como cheques pré-datados – e saber como conciliá-los com os pagamentos que deve fazer a cada mês.

Só quem monitora bem o fluxo de caixa sabe de quanto realmente necessita de capital de giro a cada mês para fechar no azul.

4. Planeje os empréstimos

Se uma empresa não consegue conciliar os gastos com os recebimentos, acaba recorrendo a empréstimos bancários de última hora para cobrir as contas. São justamente eles que têm as maiores taxas de juros, o que aumenta o custo da operação.

Para Bromfman, a melhor tática é traçar um planejamento financeiro – usando o plano de contas, os indicadores de desempenho e o fluxo de caixa – e apresentá-lo ao gerente do banco antes de se endividar.

“Ele pode indicar antecipadamente o melhor tipo de financiamento bancário para a empresa e linhas com juros menores”, afirma.

O ideal mesmo, diz a consultora, é prever a necessidade de financiamento no plano de negócios. “Assim, o empresário sabe se vai ter fôlego financeiro para pagar empréstimos sem comprometer o desempenho da empresa.”






Digite sua busca:



Debate de Ideias – Treinamento de Gestão Financeira
10 filmes a que todo empreendedor deve assistir
3 passos para conseguir um emprego
Tendências para explorar

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites