Agape do Brasil
Atendimento: (11) 2476-9453
Cadastre-se | Agape Do Brasil    Facebook | Agape Do Brasil Twitter | Agape Do Brasil You Tube | Agape Do Brasil Linkedin | Agape Do Brasil Google Plus + | Agape Do Brasil Blog | Agape Do Brasil

Como está sua carreira? Aplique o “diário de bordo” e amplie seus horizontes


Prof. Jonny
Jonny é engenheiro mecânico, mestre e doutor em engenharia. Desde 1993, é professor da UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. Tem especialização pelo Kyushu International Center (Japão). Foi pesquisador visitante junto à Universidade de Lancaster, Inglaterra. Durante a EXPO2000, seu trabalho de doutorado recebeu reconhecimento com o Prêmio Shaping the Future, pela Universidade de Hannover, Alemanha. Tem mais de 40 artigos publicados entre congressos nacionais e internacionais nas áreas de Projeto e Inteligência Artificial. É co-autor do livro: Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Coordenou projetos de P&D para empresas como Petrobras, TBG e SCGAS, ministrou cursos para empresas como WEG, Embraer e Bosch. É coordenador do NEDIP-Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produto, e subcoordenador do PosMEC- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Foi coordenador do curso de graduação em engenharia mecânica da UFSC, e diretor do DIP - departamento responsável por estágio desta universidade. Master Coach pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching - PNL Practitioner (Metaforum International). Palestrante do II Congresso Brasileiro de Coaching em São Paulo. Jonny também realizou a palestra de encerramento do I Congresso Nacional de Engenharia da Mobilidade, Joinville. Proferiu palestras de cunho técnico no Brasil e no exterior. Há mais de 25 anos, membro da Comunidade Internacional Baha´i, com ações voltadas para: cultura de paz, direitos humanos, educação, relações internacionais entre outros temas.



Existem várias metáforas sobre a vida, para um poeta como Vinícius de Moraes “a vida é a arte do encontro”, ou lembrando John Lennon “aquilo que acontece enquanto fazemos planos”. Entre estas metáforas, a que mais me atrai mostra a vida como uma jornada, um caminho. Aquela viagem que cada um de nós traça, consciente ou inconscientemente, para si. É bem possível que você já tenha lido sobre esta analogia. Diante disto, a pergunta é:

Em sua carreira profissional, parte fundamental desta jornada, até que ponto você está no controle da rota?

Se você conhece coaching, saberá sobre esta poderosa técnica, o Diário de Bordo. Contudo, pela minha experiência, estudando este tema há algum tempo, e interagindo com o público em geral, percebo que vários ainda a desconhecem. O poder desta técnica talvez resida em sua simplicidade, pois ela consiste em algumas perguntas básicas, que são sugeridas na seguinte ordem.

I- Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

Esta pergunta conduz a uma reflexão positiva de sua realidade, e lhe coloca em um estado empoderado de energia, o estado de gratidão, antes de uma análise “mais fria” do seu dia, o que vem na segunda etapa.

II- Se pudesse voltar no tempo e mudar algo hoje, o que você mudaria?

Esta reflexão leva a uma atitude de aprendizado, uma “correção de rumo” por assim dizer. Mas note, você é convidado a fazer isto em um estado de poder, advindo da gratidão em ter colhido algo positivo hoje. Com base nestas duas reflexões, convidasse a:

III- Descrever algumas ações que vai realizar amanhã.

Recomenda-se elencar 5 ou 6 ações, e com isto definir prioridades, que podem estar relacionadas aos mais variados aspectos, profissional, físico, emocional, afetivo, etc, pois como sabemos, o ser humano é uma entidade holística, onde as várias facetas se interligam. Após este simples, mas poderoso planejamento, sugere-se o próximo passo.

IV- Gratidão. Realize alguma meditação.

Assim como na primeira etapa, aqui também o conselho é ter um enfoque positivo de sua trajetória, cultivando a atitude de gratidão. Você pode estar pensando que esta técnica é “positiva” demais, focando muito as coisas boas da vida, e que no seu caso, a situação está tão difícil que nada é possível tirar de bom. Aqui, cito Viktor Frankl, que em seu livro Em Busca do Sentido, faz a seguinte reflexão: “mesmo uma vítima sem recursos, numa situação sem esperança, enfrentando um destino que não pode mudar, pode erguer-se acima de si mesma, crescer para além de si mesma e, assim, mudar-se a si mesma.” Ele sobreviveu aos horrores de um campo de concentração, e foi capaz de desenvolver uma visão poderosa para ajudar milhões de pessoas.

Construa sua carreira profissional trazendo significado a você e aos semelhantes.

Pense nisto e tenha sucesso!






Digite sua busca:



Decole sua carreira com o “Vento”
Trabalho em Equipe: desafios e princípios
Descubra rotas de conhecimento e impulsione sua carreira
Artigo- Visão, Estratégia, Resiliência resultam numa jornada à NASA
Trabalho em Equipe: desafios e princípios
Descubra rotas de conhecimento e impulsione sua carreira
Torne sua empresa uma geradora de conhecimento
Como está sua carreira? Aplique o “diário de bordo” e amplie seus horizontes
Em tempos de crise, por que não considerar um período sabático?

Facebook | Curtir



REDES SOCIAIS

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter



Linkedin
Linkedin
Youtube
Youtube



Agape do Brasil

AGAPE DO BRASIL
R. dos Três Irmãos, 201 - sala 56/57
Cep: 05615-190 – Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: 11-2476-9453 | 98533-2998


© 2017 AGAPE DO BRASIL - Todos os direitos reservados.
Agência Criativa Imagem | Publicidade | Criação de Sites