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Pós NRF 2018


por: Surama Jurdi

Com foco na convivência do cliente, a NRF 2018, sob o meu ponto de vista, foi maravilhosa! Com poucas novidades no evento, ficaram consolidados os temas já apresentados e vistos em edições anteriores, como Omnichannel, Personalização, Exclusividades e Projetos Sociais envolvendo a comunidade, entre outros. A economia dos EUA, segundo especialistas, têm uma visão positiva de crescimento e excelentes resultados no varejo.

Os temas destaques da feira foram disruptura, empoderamento feminino nas organizações, inteligência artificial, atendimento personalizado, humanização nos ambientes on e off-line, incentivo à qualidade de vida, treinamento para equipes e motivação.

A motivação foi uma das novidades apresentadas na feira. Muitas palestras ícones apresentaram cunho motivacional e inspiracional para os participantes, como os Cases de Sucesso Levi’s, Tommy Hilfiger, Chobani, Charity e muitos outros.

Ainda alinhada ao tema motivação e inspiração, a qualidade de vida dos empresários e suas equipes foi bastante discutida na NRF 2018. Com dicas e sugestões, como exemplo o uso consciente do celular visando o bem-estar e produtividade dos profissionais, os “speakers” (palestrantes) frisaram a necessidade de utilizar a tecnologia de forma moderada, ou seja, usar a tecnologia e não deixá-la usar você!

Todos os temas apresentados na NRF 2018 nos mostrou que o FOCO NA CONVIVÊNCIA DO CLIENTE é o que rege todos os negócios e lojas, ou seja, é necessário se adaptar ao seu consumidor e oferecer o que ele quer, como ele quer e onde ele quer! O lema é real: O CLIENTE É REI! Partindo desse princípio, os empresários precisam entender que a palavra-chave para conquistar excelentes resultados e manter-se no topo é adaptabilidade.

Os hábitos de compras estão mudando e, para conquistar melhores resultados, é essencial ficar atento a essas mudanças. Atualmente, os consumidores preferem utilizar o meio on-line para realizar suas compras, portanto, o comércio físico tende a sofrer alterações, mas jamais desaparecer!

É importante entender que há espaço para comércio físico e on-line, porém, para isso é necessário se adaptar e aceitar as mudanças e o novo consumidor millennial, que tende a utilizar todos os canais OmniChannel para realizar e finalizar suas compras. Para exemplificar, temos a gigante on-line Amazon, que aposta na loja física, comprou a rede de supermercados Whole Foods, e abriu AmazonBooks, a fim de estar mais perto e oferecer uma experiência OmniChannel aos seus consumidores.

Para agradar o novo consumidor, tanto o millennial como as outras gerações que já fazem parte dessa “revolução digital”, há todo tempo temos novas tecnologias sendo desenvolvidas, o que solidifica ainda mais a preocupação em melhorar a experiência de compras dos seus consumidores, a fim de que eles se tornem fãs e multiplicadores da sua marca.

Somente investir em tecnologia e canais OmniChannel não tornam seus clientes apaixonados pela sua marca, pois os novos consumidores estão, cada vez mais, rigorosos com os locais de compra e procuram uma experiência incrível no momento da compra. Portanto, as lojas devem ser organizadas e personalizadas para receber essa nova geração de compradores. Essa personalização precisa necessariamente conectar inteligência artificial com humanização.

Um ponto unânime trabalhado na NRF 2018 foi a humanização e os projetos sociais envolvendo a comunidade. Todos os Cases de Sucesso apresentaram com bastante força e entusiasmo esses quesitos, que devem consolidar de vez as marcas. Hoje, as pessoas não procuram comprar somente o produto, querem comprar a representação da marca, ou seja, o que a marca faz em prol da comunidade.

Disruptura é o tema do ano: é preciso pensar diferente e romper com os padrões antigos, ou seja, fazer o mesmo de forma disruptiva! Muitos exemplos foram apresentados e já estão em nossa lista de lojas para as Visitas Técnicas na prática no evento de abril 2018 em NY!

O interessante de tudo que foi visto é que as tecnologias apresentadas na NRF 2018 estão sendo consolidadas e muito próximas de serem adquiridas e implantadas no Brasil, diferente dos anos anteriores, que era inviável e indisponível.

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