Loading...

Competência do Líder


por: Layr Malta

Ao longo de tantos anos em que venho lidando com pessoas que desejam adquirir ferramentas para alavancar suas vidas, seja profissional ou pessoal, a questão da insatisfação com suas competências está sempre presente. Foi então que eu comecei a notar que muitas das insatisfações que temos em relação as nossas capacidades estão ligadas ao fato de buscarmos a qualquer preço determinadas prerrogativas sem refletirmos sobre seu real significado. A máxima da excelência e, em seu extremo, a da incompetência, são duas delas. 



Gostaria de dedicar algumas poucas linhas a refletir sobre essas duas exigências tão recorrentes nos caminhos da liderança. A chave para discutirmos essa questão é “simples”: paciência. O que muitas vezes podemos entender como incompetência pode ser nada mais que falta de experiência. Por isso, paciência para conseguir olhar para o próprio erro e entendermos que é necessário tempo para o aprendizado. Paciência para acumular experiências e conseguir extrair delas os resultados que nos aperfeiçoarão. Paciência para compreender que as bases só serão efetivamente sólidas se advindas de um processo e não quando alcançadas de uma hora para outra. Paciência para entender que a competência pode não depender exclusivamente de nosso desempenho pessoal. É preciso saber controlar a tendência da auto-suficiência que costuma acompanhar aqueles que tanto buscam a excelência. Paciência e humildade para entender que nem sempre as coisas estão sob nosso total domínio. 

É claro que é imprescindível que estejamos sempre exigindo cada vez mais de nós mesmos. É importantíssimo e essencial para quem deseja alcançar a excelência na liderança ser crítico do próprio desempenho e, sobretudo, aperfeiçoar-se sempre, pois o aprendizado na vida é contínuo. Mas não podemos nos esquecer de que existem coisas, pessoas e circunstâncias a nossa volta, sobre as quais não temos controle, que invariavelmente podem afetar o rumo das situações. Então, a partir de agora, toda vez que deparar-se com o imperativo da competência, seja mais flexível consigo mesmo e pense que a excelência desmedida, buscada a todo e qualquer custo, pode também ser um grande obstáculo para aqueles que desejam firmar-se como líderes. Mas isso já é assunto para refletirmos num próximo artigo.

VOLTAR

Todos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017

Scroll to Top