Loading...

Gestão Estratégica


por:

- Pode dizer-me que caminho devo tomar?


 


- Isto depende do lugar para onde você quer ir.


- Não tenho destino certo.


- Neste caso qualquer caminho serve.


Este conhecido diálogo ainda está presente no dia-a-dia de muitas pessoas e organizações.


Na economia globalizada e no mundo dos negócios, no entanto, não há mais espaço para indecisões, mesmices e amadorismo.


Diante desse contexto, o caminho adequado para a empresa atingir de maneira diferenciada as suas metas, os desafios e os objetivos de curto, médio e longo prazo, é a estratégia.


A velocidade das mudanças tem exigido das pessoas e empresas uma grande capacidade para formular e implementar as suas estratégias, aliando doses de inovação, criatividade e flexibilidade.


Assim, para enfrentar as mudanças e atuar em diferentes e complexos ambientes de negócios, os gestores devem continuamente aprimorar suas habilidades e desenvolver novas competências. Desenha-se um novo perfil para o executivo e o profissional em geral.


 


As empresas que perceberem mais claramente os impactos que o futuro produzirá em seus negócios e que colocarem em prática ações para lidar com as mudanças de forma antecipada, aumentarão suas probabilidades de sucesso nos próximos anos.
Se até a década passada grande parte do sucesso das empresas devia-se aos recursos materiais inserindo as máquinas e os equipamentos, hoje estamos presenciando a instantaneidade com que uma nova tecnologia migra de uma empresa para outra, de um país para outro.
Comunicação clara, objetiva e acima de tudo prática, são os fatores essenciais para uma estratégia eficaz. Clara, porque deve esclarecer e conscientizar todos os envolvidos no processo da importância de seguir o caminho traçado para alcançar os objetivos propostos; objetiva, porque deve ser expressa em palavras que reflitam rapidamente o que deve ser feito; e prática, porque a organização deve ter capacidade tecnológica e os recursos humanos capacitados para sua execução.
Como se vê, a estratégia não pode ser utópica ou privilégio de poucos na organização, deve ser eficiente e eficaz da presidência ao operacional, o que faz justificar um conhecido ditado: se a cabeça não é boa, o corpo todo padece!

VOLTAR

Todos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017

Scroll to Top