Loading...

Prazer ou sofrimento?


por:

Prazer ou sofrimento? 


 


No mundo, de uma maneira geral, as pessoas buscam prazer ( satisfação, felicidade, saúde. etc.) e/ou procuram se afastar da dor ( dor da tristeza, da angústia, de ficar doente, de ficar sem dinheiro, de ficar sozinho (a) etc. ). Independente de cor, raça, credo religioso, idade, sexo, etc.. sempre seremos assim como seres humanos, não existe como fugir desse sistema, isso é uma verdade irrefutável. Mas existe alguma coisa errada nisso? Claro que não! Mas por que então ainda sofremos? O sofrimento aparece quando não atingimos pelo menos um desses dois patamares ( encontrar prazer ou se afastar da dor). Antes de qualquer coisa temos que aprender a nos conhecer. Infelizmente vivemos num mundo que privilegia a atenção ao “o que fazer”, e não tanto mais ao “como fazer”. Para nos adequar a essa era surge a necessidade de adoção de uma visão comum, tanto dos negócios quanto dos valores pessoais que suportam o seu crescimento; é a visão que mantém a direção firme apesar das dificuldades que possam aparecer! É, então, fundamental que isso seja bem trabalhado, pois processos de mudança também têm vontade própria, por vezes não respondendo “corretamente” aos impulsos desejados. Assim, a maior competência de quem está envolvido com eles é a de saber lidar com o inesperado, e ser capaz de estabelecer estratégias de comunicação para fazer vingar os seus próprios propósitos seja através da excelência do relacionamento consigo mesmo, dos envolvidos no processo (o que dizemos a nós mesmos – nosso modelo mental-  é que qualifica a energia com a qual se lida com as mudanças, e com o mundo!), seja através dos relacionamentos com outros (pessoas, equipes, empresas), necessários para manter o ambiente favorável à implantação das mudanças que possam acontecer.


Não importa o quanto você se prepare. Todo mundo tem um ponto fraco que precisa ser melhorado. Pode ser uma dificuldade de expor idéias com clareza ou um curso de idiomas que foi negligenciado. Ter falhas na formação é normal. Como ser humano ou mesmo como profissional, sua tarefa é reconhecê- las e trabalhar para eliminá-las ou, no mínimo, reduzi-las. Como fazer isso? Invista no autoconhecimento, invista em você! É afastando fatores emocionais ou situacionais que se torna possível identificar verdadeiramente as competências que precisam ser desenvolvidas e que estão faltando.  E lembre-se: você busca prazer ou busca se afastar da dor ( ou ambos) mas precisa dar o primeiro passo para evitar o sofrimento desnecessário. 


 


 


Jairo Lyra é Doutor, Coach & Mentoring habilitado pelo Sistema ISOR, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e especialista em Hipnose Ericksoniana, Hipnose Clássica e Clínica e atualmente se dedica ao  Coach, palestras, treinamentos, consultorias e Hipnose Clínica em Campo Verde (3419-1838 ) e Primavera do Leste (3498-8988), E-mail: jairo@improvepva.com.br


 

VOLTAR

Todos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017

Scroll to Top