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Atendimento


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Falar de atendimento hoje, não tem mais o mesmo conceito de alguns anos atrás, em que, atender bem era satisfazer as necessidades, vontades ou desejos do cliente no que dizia respeito aos bens ou serviços que este pretendia adquirir.


Hoje a questão é muito mais ampla, muito mais profunda, e requer por parte do atendente uma maior preparação, pois o cliente não mais se satisfaz só porque conseguiu o produto, isso para ele hoje não tem importância nenhuma, afinal tem tanto produto, tem tanta concorrência de preço e prazo, que ele não liga mais a essa área, o que o faz optar por X ou Y empresa é a forma como na mesma o tratam, a importância que ele sente na atenção e no carinho com que o atendem, esse sim é o principal diferencial que está derrubando e erguendo empresas.


Atender bem, é hoje a principal preocupação dos empresários inteligentes, os que possuem uma visão e uma sensibilidade a que podemos chamar, de “ordem superior”.


E o que é curioso é que nas pesquisas que fazemos com o cliente este nos transmite claramente o crescimento quantitativo e qualitativo dos seus conceitos de bom atendimento e consequentemente das suas exigências a este nível.


O cliente de hoje não se satisfaz com um atendimento apenas bom, ele tem consciência de que é possível surpreende-lo e como tal procura as empresas que de alguma forma estão permanentemente á procura da excelência, porque sabe que são essas que na sua incessante busca pelo máximo da qualidade o podem surpreender.


A fidelização do cliente vai muito além da satisfação pelo preço, pelo prazo, pela qualidade do produto e até mesmo pelo bom atendimento, ele quer mais.


Há algum tempo estava fazendo uma pesquisa de satisfação numa loja e fiquei surpreso com a resposta de um cliente, tome muita atenção para você entender, o cliente entrou na loja, o vendedor o atendeu muito bem, cumprimentou-o, deu-lhe as boas vindas, convidou-o a tomar um cafezinho, perguntou-lhe o nome, o que desejava mostrou-lhe várias opções de produto com muita vontade muita educação e muito entusiasmo, fez aquilo a que podemos chamar de, um atendimento impecável, (eu assisti) na saída perguntei-lhe: o que o senhor achou do atendimento? Resposta: normal !


Conclusão, não basta ser bom, isso já é normal, é preciso ser excelente, é preciso surpreender, é preciso encantar.


A esta altura você se estará perguntando, então e o que devo fazer para conseguir isso? É muito fácil, é só ser muito simpático, muito entusiasta, muito comprometido com a empresa, com os produtos e ou serviços que vende e essencialmente com a completa satisfação do cliente, é colocar tudo isso na frente e se prestar a ser um simples mas competente servidor. Demonstrar ao cliente uma sensibilidade e uma grandeza de valores capaz de lhe abrir o coração e o sensibilizar abanando a sua estrutura emocional, pois é aí que se instalam os sentimentos que ligam os seres humanos, os desejos e as vontades de criar laços, de criar vinculo, é aí que atingimos a empatia, um estado de quase graça em que sentimos o sentir do outro, e é aí que começamos a construir a tão desejada fidelização do nosso querido “Rei Cliente”.


 


 Manuel Azevedo

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