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A promoção da incompetência


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Promover profissionais a um nível mais elevado na hierarquia sempre foi prática comum em todas as organizações, porém, é cada vez maior a quantidade de pessoas que após serem promovidas vêm suas vidas se encherem de atribulações como consequência de suas promoções.


Enquanto está no domínio absoluto de sua competência o profissional parece demonstrar com facilidade às suas lideranças que seria a alternativa ideal para ocupar um lugar num nível superior e manter a mesma produtividade. Acontece que na maioria dos casos nem o próprio candidato nem as suas lideranças têm consciência dos limites de sua competência.


É comum ver-se o melhor vendedor assumir a chefia da equipe de vendas, o melhor mecânico virar chefe de oficina, o melhor pedreiro se tornar mestre de obras ou o melhor professor ser promovido a diretor da escola.


Ser um trabalhador incansável, dedicado e comprometido não significa de forma alguma possuir capacidade para coordenar equipes de trabalho, existem diferenças abismais entre saber fazer e saber organizar, incentivar e influenciar.


O trabalho que produz resultados satisfatórios é realizado pelos trabalhadores que atuam ao nível de sua competência máxima, ao passo que após serem promovidos ao nível de incompetência estes mesmos trabalhadores passam a protagonizar a desordem e a queda de produtividade na organização levando assim suas lideranças a concluir que suas promoções foram um lastimoso erro de estratégia.


Promover é necessário e importante para manter a motivação de carreira no profissional e até mesmo para fazer com que a organização tenha em seus mais elevados cargos pessoas que conheçam todas as funções e responsabilidades de todos os níveis hierárquicos, porém é necessário que o processo de apreciação que pretende promover um profissional seja cada vez mais rigoroso em seus critérios avaliativos para evitar que pessoas, lideranças e organizações se frustrem e ponham em dúvida a importância de uma bem sucedida carreira profissional.


 


As organizações precisam de bons profissionais, mas promover nem sempre significa elevar a qualidade.

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