por: Eduardo Braun
A liderança está mostrando um novo caminho, trazendo as pessoas para um novo destino. Um dos papéis principais do líder nesse momento é estabelecer este novo destino: estabelecer a visão.
Assim, ao assumir uma nova responsabilidade como CEO ou gerente geral de uma unidade de negócio, uma das primeiras perguntas que devem ser respondidas é: Qual é a minha visão?
Poderíamos imaginar que a visão tem várias camadas como uma cebola. Na sua forma mais aspiracional é o lugar para onde você está indo ou quer que a organização vá. É o sonho, que irá apontar a nossa meta para as equipes. É o projeto expressado em uma frase, uma ideia. Mas é importante notar que o ser humano não responde bem aos conceitos e metáforas, histórias e imagens. Para essa visão precisamos ver e sentir.
Muitas pessoas tomam a realidade como dados externos: as coisas são como são, e não podem ser alteradas. Mas todos nós temos a capacidade de mudar. Steve Jobs disse que o segredo da vida é perceber que se pode mudá-la, que você pode fazer a diferença. “Quando você descobre que tudo o que está ao seu redor pode mudar, que você pode influenciar, construir suas próprias coisas. Que você pode agarrar a vida, mudá-la e melhorá-la. Uma vez que você aprende isso, você nunca mais será o mesmo. ”
O líder sabe que pode e deve mudar a realidade que se apresenta. Mas você deve saber o que você quer mudar. Compreender esta realidade, o contexto, tanto na política quanto nos mercados em que atuamos, é essencial para estabelecer a visão. As pessoas hoje compreendem o tempo em que vivem , a realidade onde estão indo e o que querem mudar.
Para Felipe González, ex-primeiro-ministro espanhol, o verdadeiro líder político é aquele que escolhe o norte e, em seguida, tenta convencer as pessoas a segui-lo, e também que entende o que as pessoas estão querendo e, em seguida, propõe como norte . O mesmo se aplica para os consumidores de nossos mercados de negócios.
A próxima camada da cebola é a visão como um profissional, executivo ou empresário. O que nós amamos? O que realmente gostaríamos de fazer profissionalmente? Que talentos que você tem? Quais são os valores que queremos viver? Não é necessário respostas “heróicas”, apenas respostas pessoais. Seja autêntico.
“O primeiro princípio da liderança, e o mais importante, é que para ser um líder, você tem que saber em que você acredita, você deve ter fortes convicções, ser claro sobre quais valores são representados. Liderança é sobre ideais”, disse Rudy Sabia Giuliani, ex-prefeito de Nova York, referindo-se à visão. Para definir este conceito, podemos nos questionar sobre quais são as nossas convicções mais profundas.
Os líderes são apaixonadamente convencidos da visão para a sua organização, e acreditam no valor que estão construindo, amam o produto ou serviço que vendem.
Talvez o melhor exemplo de missão pessoal seja o Papa, o Sumo Pontífice. E o interessante é que refletiu sua visão ao escolher seu nome. Seu nome como papa representa a síntese do que você deseja alcançar, o seu eixo durante o seu pontificado. Sua empresa, poderia sintetizar sua visão com um nome ou com uma frase?
VOLTARTodos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017