por: Walter Longo
A empresa GFK, gigante alemã de pesquisa, identificou um alarmante crescimento da infidelidade do consumidor para com as marcas, principalmente, mas não exclusivamente, entre os Millennials. Esses dados foram apresentados no pré-evento da CES, o Consumer Electronic Show de Las Vegas que começa hoje.
Longe de ser apenas uma ameaça, esses dados podem se caracterizar numa oportunidade para novos entrantes e gerar uma evolução e crescimento dos esforços de marketing. Afinal, se alguém é infiel em relação a uma marca, está aberto a novas experiências e experimentações dentro do mesmo quadro de ofertas. E caberá aos anunciantes repensar suas estratégias focando mais na efemeridade que na perenidade relacional.
Outra parte da pesquisa apresenta também um incremento perigoso de 22% nas devoluções de produtos comprados pela internet. Se esse dado traz uma necessária busca de maior veracidade e acuidade na comunicação digital desses itens, representa também uma grande oportunidade para empresas que ofereçam serviços de logística reversa.
Como se pode observar, o mundo evolui, o universo digital se consolida, mas algumas verdades são perenes: Sempre há um outro lado positivo para cada ameaça que enfrentamos. E nós, gestores, precisamos manter o foco nas oportunidades que surgem a partir dos novos desafios que o mercado nos apresenta...
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