por: Patricia Pantaleão
Como enxergar novos caminhos para o sucesso.
Um dos clichês mais usados em gestão de negócios é certamente o "pensar fora da
caixa". Você ouve isso o tempo todo, não é? Mas, afinal, como sair dela?
Antes de falar desta tal “caixa”, vamos pensar onde tudo começa: criatividade está
ligada à sua forma de olhar o mundo. É a sua capacidade de redescobrir o cotidiano e
transformá-lo dia após dia. É esse olhar criativo que te levará a enxergar novos produtos, novos
processos, novos caminhos para uma vida melhor, além de ótimas alternativas para você lidar
com a sua crise de meia idade.Rsrs
Indo para a prática, quero citar dois casos de empresas que repensaram seus modelos
e alcançaram o sucesso.
Vamos pensar na Bic, fundada em 1945, como uma empresa fabricante de canetas.
Imagine que pedissem aos funcionários para pensarem em novas ideias com objetivo de
expandirem a linha de produtos da empresa. Começam, então, a propor ideias como canetas
que brilham no escuro, canetas que apagam, canetas personalizadas com o logotipo do cliente,
etc. O que aconteceria se alguém tivesse a ideia de vender isqueiros ou lâminas de barbear? A
reação poderia ser algo como "Você está louco? Não se pode brincar com coisa séria. Somos
uma empresa de canetas!"
Na verdade, se você está preso a "somos uma empresa de canetas", isqueiros e lâminas
de barbear realmente podem parecer ideias totalmente sem sentido.
Agora, se você mudar o seu modelo mental ou “caixa” e adotar uma nova perspectiva,
um novo conceito sobre as coisas, como “fazemos artigos de plástico", essas ideias são
realmente muito boas. Quando você olha para Bic, a partir dessa perspectiva, isqueiros e
lâminas de barbear são perfeitamente coerentes e levam a empresa a outro patamar. Peraí, eu
já surfei em uma prancha da Bic! Uhu! Viva a mudança de conceito!
Continuando a empolgação, vamos para o próximo caso:
Exemplos de criatividade nos negócios podem vir tanto das maiores empresas quanto
das menores. A cadeia de café russa chamada Tsiferblat reinventou o modelo de cafeteria.
Tsiferblat torra seu próprio café, mas o oferece gratuitamente. O Wi-Fi, grátis. O alimento,
também é grátis. Ué? Como eles ganham dinheiro?
Você paga apenas pelo tempo que você está na loja. Huh? Isso mesmo! Mega sacada,
né?
Mesmo que você veja o Starbucks como um lugar para se sentar, trabalhar ou fazer uma
reunião, o conceito ou modelo mental ainda é essencialmente "nós vendemos o café."
A Tsiferblat adotou um modelo completamente novo: “somos um local confortável para reunião”. Dentro desta nova perspectiva, café, comida e acesso à Internet tornam-se benefícios, não produtos. O espaço é o produto e você paga pelo TEMPO que está nele. Não é D+?
A história dos negócios está repleta de exemplos de como a criatividade mudou diretrizes e abriu caminhos para o sucesso.
Mude também o seu modelo mental e coloque a sua “caixa” para reciclar.
Questione-se, inspire-se, transforme-se e ... BRILHE!
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