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LIDERANÇA SOCIALMENTE COMPETENTE


por: Jorgete Leite Lemos

Este tema, mais do que oportuno é vital na composição do perfil da liderança. Por quê?


Competência social é a capacidade de se relacionar bem com os diversos stakeholders e com as pessoas componentes dos diversos subsistemas da organização empresarial, em todos os níveis. 


A competência social requer : Empatia e Aptidão Social, que deveriam ser requisitos para a contratação de líderes.


Empatia é caracterizada por:


1.Compreender os outros: Pressentir os sentimentos e perspectivas dos outros e assumir um interesse ativo por suas preocupações.


2.Orientação para o serviço: Antever, reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes e fornecedores internos e externos


3.Desenvolver os outros: Pressentir as necessidades de desenvolvimento da equipe e melhorar sua habilitação.


4.Promoção da diversidade: Cultivar oportunidades através de diferentes tipos de pessoas.


5.Percepção política: Ler as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo


Aptidão Social é:


1.Influência: Capacidade de implementar  táticas eficazes de persuasão. 


2.Comunicação: Emitir mensagens claras e convincentes.


3.Liderança: Inspirar e guiar grupos e pessoas.


4.Catalisador de mudanças: Iniciar ou administrar as mudanças.


5.Gerenciamento de conflitos: Negociar e solucionar desacordos. 


6.Formação de vínculos: Estimular os relacionamentos produtivos. 


7.Colaboração e cooperação: Trabalhar com outros, rumo a metas compartilhadas.


8.Capacidade de equipe: Criar uma sinergia de grupo buscando atingir metas coletivas.


Temos resultados em atividades esportivas que são referências dessa Competência, e por que então não conseguiremos o mesmo nas empresas? 


Escutamos neste mês de novembro, por diversas vezes, o técnico de um time de futebol ensinar o caminho das pedras para alcançar a sinergia que o seu time apresentou. Ressaltou que o resultado obtido no campo, durante a atividade esportiva nada mais era do que conseqüência do clima obtido fora do campo. Nas empresas, temos a comprovação dessa tática quando em atividades extras trabalho conseguimos adesão satisfatória, desenvolvimento organizado, sem conflitos e ao final, todos saem com a sensação da relação ganho-ganha. 


Ingredientes tais como humildade, simplicidade da liderança também são fundamentais.  


E, mais uma vez,o lúdico ensina às atividades mais sisudas, que felicidade é o pano de fundo que une pessoas em torno de um propósito. Felicidade é entre outras coisas, estar motivado. Se felicidade e motivação são fugazes, aproveitemos ao máximo as suas passagens por nós.


 

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