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AS CORES E AS MENSAGENS QUE ELAS TRANSMITEM


por: CAROLINA BASTOS

As cores são os elementos em um figurino que mais impactam visualmente, pois exercem força psicológica e física na pessoa que está usando, e também em quem está vendo. Ela tem o poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair ou repelir, além de trazer poder, prazer e sofisticação. 


O pintor e professor de artes suíço Johannes Itten, foi o primeiro a relacionar as cores que os seus alunos usavam em suas pinturas às de sua coloração pessoal (pele, olhos e cabelo). Ao observar seus alunos, ele descobriu também que as cores que eles usavam eram um fator importante na escolha de harmonias e que até poderiam estar relacionadas à personalidade deles. Ele criou então uma teoria na qual a pessoa deveria usar no seu vestuário cores que repetissem e valorizassem sua coloração. Essa teoria foi aprimorada e hoje é chamada de Teoria Sazonal Expandida ou Análise de Coloração Pessoal e é usada na Consultoria de Imagem para ajudar homens e mulheres a valorizarem, complementarem e harmonizarem sua coloração pessoal para aplica-la na: compra de roupas e acessórios, na maquiagem (principalmente blush, batom e esmalte) e também na coloração de cabelo. 


Sabe-se também que as cores tem efeito na silhueta, podendo camuflar determinada área com cores escuras e aumenta-la ou realça-la com cores claras. Além disso, elas também transmitem mensagens de estilo e podem reforçar ou equilibrar características de personalidade que nós já possuímos. E é neste sentido que eu quero te convidar a entender melhor os grupos de cores e as mensagens que eles transmitem no ambiente de trabalho.


Quanto mais fechada e escura for uma cor como (marinho, preto, marrom, vinho, verde-musgo) mais projetará uma imagem de autoridade, seriedade, credibilidade, força, sofisticação, formalidade e também autoritarismo. Use-as no ambiente de trabalho quando quiser mostrar que sabe o que está dizendo, reforçar sua autoridade, sua maturidade, seu poder de decisão ou colocar uma barreira entre você e seus interlocutores. São cores indicadas para quando você vai fazer uma apresentação, comandar uma reunião difícil ou dar entrevistas à imprensa.


As cores claras como (bege, rosa, amarelo, azul-céu) projetará uma imagem de proximidade, descontração, abertura, flexibilidade, leveza, casualidade e também fragilidade e submissão. No ambiente de trabalho, use-as quando precisar interagir com seus colegas, facilitando a aproximação, ou desejar parecer mais jovem e criativo. Sempre coordene essas cores a tons pelo menos médios, porque se você se vestir da cabeça aos pés com tons muito claros vai transmitir uma imagem excessivamente frágil. 


Já as cores vivas e puras como (vermelho-tomate, turquesa, pink, amarelo-ouro) projetará uma imagem de energia, desafio, casualidade, ousadia, criatividade, mas também de infantilidade, pouca sofisticação e irritabilidade. No ambiente de trabalho, use-as em pequenos detalhes como em gravatas, lenços, bolsas, sapatos e acessórios em geral. Desta forma a imagem será de uma pessoa jovem e moderna.


Cores suaves e foscas, como os tons neutros de cada cor como o azul acinzentado, tons de vinho esfumaçado, amarelo acinzentado, transmitirá uma imagem de prudência, discrição, acolhimento, introspecção e também de conformidade e fragilidade. Use essas cores no ambiente de trabalho se quiser mostrar maturidade. São ótimas para ajudar a lidar com seus clientes, por exemplo.


Quanto mais fria for uma cor como os azuis, verdes, tons de cinza e lilás, mais você projetará uma imagem de tranquilidade, equilíbrio, racionalidade e também de impessoalidade, introspecção e frieza. Adote essas cores no ambiente de trabalho para reforçar o frescor de seu trabalho e ao mesmo tempo, sua capacidade de tomar decisões acertadas, mas também ponderadas. Use com cores escuras quando quiser impor certa distancia entre você e a outra pessoa.


Já as cores quentes como amarelo, laranja e tons terrosos projetarão uma imagem de energia, dinamismo, acolhida, sensualidade, interatividade e, também de emotividade e irracionalidade. Use essas cores para reforçar suas habilidades de se relacionar com o outro, para interagir; para não colocar barreiras entre você e a sua equipe; em situações que precise mostrar níveis mais altos de energia e capacidade de tomada de decisões rápidas. 


Conhecendo as cores que combinam e valorizam sua coloração pessoal, bem como a mensagem que elas transmitem é o segredo para transmitir uma imagem coerente e personalizada.


 

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