por: Eduardo Shinyashiki
Estamos bem próximos de uma nova era, em que a lista de chamada não será mais tão necessária. O número de cursos não-presenciais cresce exponencialmente e, em escolas e universidades, algumas aulas começam a ser transferidas para salas de computação. Faço-me várias perguntas pensando nessa inovação: quais mudanças ela irá promover? O que esse novo ambiente escolar trará de diferente aos alunos? E como utilizar a tecnologia para potencializar o ensino a distância?
O uso da internet na educação é uma de suas grandes novidades. Além de possibilitar métodos didáticos inovadores e uma nova forma de contato entre a instituição e o aluno, a web potencializa a qualidade da educação a distância, antes realizada por meio da televisão e dos correios. Essa nova possibilidade permite o ensino em locais de difícil acesso, como o sertão brasileiro e as comunidades isoladas do norte do país, ou então o aprendizado de crianças que possuem necessidades especiais de locomoção e ficam impossibilitadas de chegar à escola.
Claro que, como tudo, essa prática educacional possui suas deficiências. Muitos pedagogos acreditam que nada substitui a interação entre professor e aluno, entre a criança e seus colegas de sala. Em resposta, acredito que o ensino à distância não deve chegar para substituir completamente a sala de aula, mas a fim de complementar o curso presencial, importante por desenvolver capacidades básicas de interação social, noções espaciais e tantas outras características importantes nas crianças. As exceções, quando o ensino à distância deveria ser mandatório, se aplicam nos casos citados acima, no qual o estudante é impossibilitado ou tem extrema dificuldade para chegar até a instituição.
O importante é que esse novo tipo de formação não seja visto como um empecilho, mas, quando necessário, como uma possibilidade de enriquecimento e inovação do processo educacional. A internet potencializa a educação, permite que ela seja diferente, divertida e prazerosa para o aluno que, às vezes, está integrado às novas tecnologias. Lógico, deve ser implementada de forma progressiva e consciente, não como uma medida para economizar dinheiro ou manter os alunos satisfeitos por não terem que ir à escola.
Um dos segredos no uso do ensino a distância é a integração com o curso presencial. Não podemos deixar de lado os dois pilares de nossa educação: a sala de aula e os professores. Mas é fato que não podemos ignorar o novo, ou seja, renegar aquilo que, mais cedo ou mais tarde, será comum.
Todos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017