Loading...

Líder


por: Max Gehringer

Uma velha receita de bom-senso diz que, quando surgem várias explicações para um mesmo caso, é bastante provável que a explicação mais correta será também a mais simples. Se aplicada à palavra ‘líder’, que já foi definida de todas as maneiras possíveis, aquela velha receita da simplicidade diria que a melhor definição de um líder é a primeira que foi feita, há pelo menos mil anos atrás.


Na ancestral língua germânica (de onde mais tarde derivariam os idiomas inglês e alemão), lad era ‘caminho’. Como os caminhos de um milênio atrás não eram sinalizados, além de serem sinuosos, nem sempre transitáveis, e não raramente perigosos, os andarilhos e viajantes dependiam de alguém que pudesse guiá-los na caminhada.


Essa pessoa especial tinha o nome de ladan, ‘o que conhece o caminho’. As constantes mudanças por que passaram os idiomas transformariam, séculos depois, o ladan em leader – ‘condutor’. E foi daí que vieram as nossas palavras ‘líder’ e ‘liderança’ – a arte de conduzir.


Aquele primitivo guia tinha um objetivo: chegar ao destino o mais rapidamente possível, e sem problemas. Para conseguir isso, ele caminhava durante algum tempo à frente do grupo (para evitar que os mais apressadinhos resolvessem disparar sem esperar pelos demais). Aí, ele ia para a retaguarda do grupo (para incentivar os mais cansados e desmotivados). E, nas idas e vindas, perguntava se os que estavam no meio estavam precisando de alguma ajuda.


Nessas constantes idas e vindas, repetidas durante toda a caminhada, o líder cumpria as três etapas de sua função: evitar que o grupo se dispersasse, ditar o ritmo da caminhada, e garantir a proteção de todos.


Mas o velho ladan tinha outra grande responsabilidade: o de ensinar o seu trabalho a alguém de sua confiança. Assim, os futuros andarilhos sempre teriam um bom líder para guiá-los.


Esse é o papel histórico do líder. No curto prazo, cuidar bem de todos, como grupo, e de cada um, individualmente, reconhecendo que seres humanos reagem a estímulos de maneiras diferentes. E, no longo prazo, desenvolver novos líderes.

VOLTAR

Todos os direitos reservados © AGAPE DO BRASIL | 2017

Scroll to Top