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OS ANALISTAS CONCORDAM QUE, A PARTIR DAS COMUNICAÇÕES UNIVERSAIS E INSTANTÂNEAS, A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CRESCEU DE FORMA SIGNIFICATIVA E O ESTOQUE DISPONÍVEL DAS INFORMAÇÕES PASSOU A SE AGIGANTAR, PODENDO EXCEDER A CAPACIDADE INDIVIDUAL OU COLETIVA DE USO COM EFICIÊNCIA. OS PAÍSES QUE CRESCEM E SE DESENVOLVEM USAM ESSE ESTOQUE COM PARTICULAR ÊXITO.
TEORIAS E PRÁTICAS TÊM SIDO FORMULADAS PARA GERIR O CONHECIMENTO, AGORA RECONHECIDO COMO ALGO QUE SE PODE APROPRIAR E UTILIZAR COMO VARIÁVEL SIGNIFICATIVA, RECONHECIDA COMO DETERMINANTE DA COMPETITIVIDADE GLOBAL DAS NAÇÕES, NA BUSCA DO PROGRESSO SUSTENTADO. UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO ESTÁ PRESENTE NA VIDA MODERNA E UM DOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICO DO NOVO AMBIENTE É A CRESCENTE TAXA DE INOVAÇÃO, CONSEQÜÊNCIA DOS CICLOS DE VIDA DOS PRODUTOS CADA VEZ MAIS CURTOS, EM QUE PESE A CRESCENTE TENDÊNCIA DE SOFISTICAÇÃO DAQUILO QUE É FORNECIDO PARA O CONSUMIDOR, AGORA MAIS MUNDIAL DO QUE NACIONAL.
ESTE CENÁRIO, IMPREGNA NA ATUALIDADE AS ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS REGIÕES E DOS PAÍSES E INCLUEM ALGUNS ASPECTOS ESSENCIAIS, A SEREM OBSERVADOS:
-O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O TECNOLÓGICO PASSARAM A GANHAR DIMENSÕES SIGNIFICATIVAS, NOTANDO-SE QUE NOS PAÍSES EMERGENTES AS LIGAÇÕES SURGEM COMO FRACAS E POUCO EFICIENTES;
-A EDUCAÇÃO, O APRENDIZADO CONTÍNUO E A ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA GANHARAM IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL;
-TECNOLOGIAS PARA CONCEBER, PRODUZIR E VENDER PRODUTOS DETERMINARAM MECANISMOS ACELERADOS PARA LICENCIAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS ENTRE NAÇÕES OU REGIÕES;
-NOVAS QUALIFICAÇÕES INDIVIDUAIS FORAM CRIADAS EXIGINDO DIFERENTES MÉTODOS E PROCESSOS PARA ESCOLAS OU CENTROS DE TREINAMENTO FORMAR ESPECIALISTAS CAPAZES DE SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO.
INFELIZMENTE, AS POLÍTICAS NACIONAIS E AS INICIATIVAS NO BRASIL FALHARAM E NÃO PROPORCIONARAM BASES PARA TAXAS DE PROGRESSO COMPATÍVEIS COM AS OBSERVADAS PELOS PAÍSES EMERGENTES. AS REFORMAS ESTRUTURAIS, APLICADAS EM VÁRIAS REGIÕES DO MUNDO, FICARAM LONGE DOS NOSSOS HORIZONTES DE MUDANÇAS. MESMO SE LEVANDO EM CONTA O GERENCIAMENTO MACROECONÔMICO QUE CARACTERIZOU AQUI VÁRIAS AÇÕES DA DÉCADA DOS 90 NÃO CONSEGUIU TORNAR REAIS EVOLUÇÕES COMPARÁVEIS COM AS OBSERVADOS EM OUTRAS REGIÕES DO MUNDO.
NA COMPARAÇÃO DO TAMANHO DA NOSSA ECONOMIA, EM TERMOS DA PARIDADE DO PODER DE COMPRA (PPC), O BRASIL AINDA PODE SER CONSIDERADO COMO A OITAVA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO. A ÚLTIMA DÉCADA VIU ALGUM PROGRESSO NO AUMENTO DA RENDA E NA MELHORIA DOS PADRÕES DE VIDA (IDH), EMBORA DISTANTES DO QUE ESTÁ SENDO CONSEGUIDO, POR EXEMPLO, PELA CHINA E PELA ÍNDIA. DO MESMO MODO, ALGUNS INDICADORES MOSTRARAM MELHORIAS, COMO A POBREZA, MAS AINDA SOMOS UM PAÍS QUE MOSTRA SIGNIFICATIVAS DESIGUALDADES.
MAIS IMPORTANTE SERIA OBSERVAR QUE O BRASIL TAMBÉM FICA ATRÁS, QUANDO SE COMPARA RESULTADOS DAS EMPRESAS DENTRO DO NOSSO CORRENTE AMBIENTE NACIONAL DE NEGÓCIOS. RECENTES CONSTATAÇÕES DE EQUIPES DE ESTUDO DO BANCO MUNDIAL IDENTIFICARAM 80 VARIÁVEIS CRÍTICAS, COLETADAS EM 128 PAÍSES, CONSIDERADAS ESSENCIAIS, PARA O ESTABELECIMENTO DE REGIMES INSTITUCIONAIS SÓLIDOS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTADO. NOSSAS POSIÇÕES NESSA ESCALA DE COMPARAÇÕES TAMBÉM SE MOSTRAM EM DESVANTAGEM. EM RESUMO, ESSAS EQUIPES DEFINIRAM QUATRO PILARES BÁSICOS PARA O FLORESCIMENTO DE ECONOMIAS DO CONHECIMENTO:
- REGIMES INSTITUCIONAIS E INCENTIVOS ECONÔMICOS SÓLIDOS E CONFIÁVEIS;
- POPULAÇÃO EDUCADA E CRIATIVA;
- INFRA-ESTRUTURA ESTRUTURAL E DE INFORMAÇÃO DINÂMICAS;
- SISTEMAS DE INOVAÇÕES EFICIENTES.
ANALISADO PELAS MESMAS EQUIPES DO BANCO MUNDIAL, O BRASIL, EM TERMOS DE SUA POSIÇÃO GLOBAL NA ECONOMIA DO CONHECIMENTO, FOI COLOCADO DENTRO DA DISTRIBUIÇÃO MÉDIA, MAS FICA ATRÁS, POR EXEMPLO, DO CHILE E DA ARGENTINA, PARA NÃO MENCIONAR OS PAÍSES MAIS AVANÇADOS DA OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
EM TODOS OS QUATRO PILARES NOSSO PAÍS OFERECE DEFICIÊNCIAS. QUANTO A EDUCAÇÃO FORAM DESTACADOS QUE:
A MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EMBORA ALTA, OS RESULTADOS TÊM SIDO PESADAMENTE COMPROMETIDOS PELOS PROBLEMAS DAS TAXAS DE REPETÊNCIA E EVASÃO;
MOSTRA INSUFICIÊNCIAS NA QUANTIDADE DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR E ISSO CLARAMENTE DEPENDE DE CUSTOS, OS QUAIS SE MOSTRAM DISTANTES DO RENDIMENTO MÉDIO DO CIDADÃO. ADICIONALMENTE A QUALIDADE DO ENSINO DEIXA A DESEJAR, POSSIVELMENTE CONSEQÜÊNCIA DO GASTO POR ALUNO QUE SE MOSTRA COMPARATIVAMENTE MUITO BAIXO;
-A MÉDIA DE ANOS DE ESCOLARIDADE DA FORÇA DE TRABALHO E A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS SÃO DIRETAMENTE INSUFICIENTES, CONSTRUINDO UM DÉBITO SOCIAL CRESCENTE.
COMO CONCLUSÃO, VEM UMA PERGUNTA BÁSICA E IMPORTANTE: O QUE FAZER, DIANTE DESTE CENÁRIO DE INSUFICIÊNCIAS?
O BRASIL, DIFERENTE DOS NOVOS EMERGENTES VEM SE COMPLICANDO. PRODUZ UMA QUANTIDADE DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE SE ALTERAM EM DEMASIA E MUDAM OS CENÁRIOS PARA OS INVESTIMENTOS DE MANEIRA ABRUPTA E POUCO ESTÁVEL. NOSSOS INDICADORES NÃO SÃO EQUIVALENTES AOS ENCONTRADOS NO MUNDO BEM SUCEDIDO, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS COM A RESPONSABILIDADE GOVERNATIVA, ESTABILIDADE POLÍTICA, QUALIDADE REGULATÓRIA, REGRAS E VOLUMES DA CORRUPÇÃO. TUDO ISSO PRECISA SER CUIDADO E, EMBORA O PAÍS NECESSITE FAZER PROGRESSO NOS QUATRO PILARES MENCIONADOS, OS MAIS IMPORTANTES PARECEM SER OS DO REGIME ECONÔMICO E INSTITUCIONAL E DA EDUCAÇÃO.
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