por: Fábio Rocha
POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM INVESTIR EM COACHING?
Com os a avanços tecnológicos surgiram modelos flexíveis de trabalho com atividades realizadas
remotamente, exigindo respostas cada vez mais rápidas, acrescidas da necessidade de alinhamento
dos resultados organizacionais, do planejamento de carreira e da qualidade de vida, em um cenário
com ampla complexidade, em que clima organizacional, perfil de liderança, necessidade de
autoconhecimento, desenvolvimento de novas competências e inovação são condições fundamentais
para o sucesso de uma organização.
Para ilustrar este cenário, apresentamos alguns elementos que traduzem o atual contexto
organizacional:
• Uma das maiores síndromes organizacionais é a chamada TCR – Transferência de Culpas e
Resultados;
• Algumas pesquisas mostram que 80% das pessoas se demitem por causa dos seus líderes
diretos ou chefias;
• A sobrecarga de trabalho leva as pessoas a se tornarem meros cumpridores de tarefas,
desaparecendo elementos (fatores ou ações) como inovação e criatividade no cotidiano das
organizações;
• Existem problemas cada vez maiores relacionados ao assédio moral, gerado por descontrole
emocional de líderes e liderados;
• O desconhecimento mais detalhado dos perfis dos líderes e liderados os colocam em
posições totalmente inadequadas, gerando resultados muito inferiores para a organização,
além de uma relação bastante desequilibrada entre os líderes e as suas respectivas equipes;
• Um dos maiores problemas das organizações atuais é a crise de valores;
• A indefinição de projetos de vida e de carreira amplia os conflitos com o projeto
organizacional.
A dinâmica organizacional impactada, muitas vezes, pela exiguidade de tempo disponível para
investir no autodesenvolvimento e no desenvolvimento das competências necessárias à formação de
equipes de alta performance, geralmente grandes, abrangentes e com perfis diversos, impõe
obstáculos à atuação do líder, colocando-o frente a dilemas que limitam o seu desempenho com
reflexos nas tomadas de decisões, entregas e nos relacionamentos interpessoal e institucional.
Portanto, os investimentos nas pessoas para que conheçam a sua identidade, avaliem o seu atual
perfil, desenvolvam novas competências e elaborem planos para enfrentamento sistematizado destes
desafios, precisam encontrar respaldo nas ações, técnicas, e, ou ferramentas aplicadas no campo da
gestão de pessoas.
Com base na citação de Mello, 1978, de que “toda mudança organizacional implica, em última
análise, em mudanças de comportamentos de indivíduos e/ ou grupos. Isto é, qualquer mudança
dentro da organização – mesmo que tecnológica estrutural ou administrativa – leva, necessariamente,
a algumas modificações de hábitos, atividades ou ações de pessoas”, deparamos com um contexto
onde os desafios são cada vez maiores, levando as organizações a buscarem alternativas que
viabilizem não só o desenvolvimento e ampliação das competências dos líderes como também as de
suas equipes.
E uma das soluções mais efetivas para este contexto, chama-se Coaching. Segundo, o precursor do
Coaching, Tim Gallwey: "Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das
pessoas de forma a maximizar o seu desempenho. É ajudá-las a aprender, ao contrário de ensinálas"
O coaching, hoje comprovadamente, apresenta-se como uma ferramenta de gestão adequada para
atender às demandas das organizações modernas, que se posicionam competitivamente no
mercado, e, que precisam dar condições às suas equipes para responder às demandas imediatas,
para se posicionar como os donos do negócio com visão de futuro, atitude proativa e empreendedora.
Ocorre que pela pouca difusão e conhecimento da ferramenta coaching, especialmente em nossa
região, muitas dúvidas ainda cercam o assunto. É uma espécie de treinamento? Um tipo de pósgraduação?
Uma técnica milagrosa capaz de levar o profissional a superar todas as carências de
performance em tempo recorde? É um embuste vendido como um processo que vai trazer sucesso à
vida de qualquer um?
Importante esclarecer que o Coaching é definido como um processo utilizado para facilitar a tomada
de decisão no momento de dilema na carreira profissional, apoiando o desenvolvimento, ou
ampliação de competências que levem o individuo ao alcance de suas metas e resultados pessoais
ou profissionais.
Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach
(profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o
cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazos, através da identificação e uso das
próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e a superação de suas
fragilidades
No processo de Coaching é essencial a criação de condições para que o Coachee tome consciência
das suas competências no contexto profissional/ organizacional, assuma a responsabilidade do
desenvolvimento de comportamento mais objetivo e eficaz, através da minimização de conflitos
internos, visualizar os seus pontos fortes e os pontos de melhoria, bem como definir ações para
minimizar ou eliminar os gap´s percebidos. Estas ações propiciam para o Coachee potencializar a
sua capacidade de mudança e resultados de alta performance, com economia de tempo e dinheiro.
Em nossa experiência como Coach podemos citar algumas Competências que os Coachees
apresentaram, mudanças essas que foram relevantes para a organização, mesmo durante o
processo de coaching:
• Ampliação das habilidades de comunicação e relacionamento com os seus clientes internos e
externos;
• Aumento da capacidade de liderança e sinergia de sua equipe;
• Ampliação da capacidade na administração das mudanças internas e externas da
organização;
• Aumento da autoconfiança e da autoestima;
• Conhecimento melhor a si mesmo; e,
• Definição clara dos seus objetivos e Visão assertiva do seu potencial e como explorá-lo em
prol dos resultados pessoais e organizacionais.
Embora existam pessoas de má fé ou desqualificadas, que se autonomeiam Coach, esta técnica é
bastante proveitosa, e, pode mesmo alavancar a carreira do profissional, independente da posição
que ele ocupa no mundo corporativo.
Ao decidir pela contratação de um Coach para a sua organização é fundamental fazer uma boa
seleção, buscar informações sobre o seu histórico de atuação, comprovar se o Coach fez formação
em instituição credenciada para desempenhar esta atividade ,e, o mais importante é solicitar ao
Coach comprovar a sua experiência com o atendimento em outras organizações, e, ou com
profissionais.
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